Como fazer o ponto de corrente em crochê

Os pontos de corrente são parte integrante do crochê. Depois de  fazer um nó corrediço, a próxima etapa em um projeto geralmente é criar uma série de pontos de corrente. 

Os pontos de corrente formam a base sobre a qual você constrói o resto do projeto. Eles são um dos vários pontos essenciais que todo iniciante deve conhecer.

Hoje eu vou ensinar pra vocês o passo a passo de como fazer o ponto de corrente em crochê, de uma maneira rápida e prática.

Comece com um nó deslizante

Além da corrente de base, os projetos de crochê geralmente contêm pontos de corrente espalhados pelo resto do design. Os pontos de corrente se combinam com outros pontos para formar padrões de pontos, criar espaços entre os motivos e moldar o tecido. 

Por si só, como correntes simples, podem se tornar rendas para botinhas de bebê, cordões decorativos para amarrar pacotes e cabides para enfeites.

{Notas}

Essas instruções são destinadas a crochêters destros; inverta as posições e orientação das mãos se você for canhoto.

  • O que você precisará:

Equipamentos / Ferramentas

  • Agulha de crochê no tamanho apropriado para o fio

Materiais

  • Fios para praticar

Instruções

1. Como segurar o fio e o gancho

Primeiro, faça um  nó corrediço no gancho. Com o nó corrediço na agulha de crochê, segure o nó entre o polegar e o dedo médio da mão esquerda. O nó corrediço deve estar voltado para você.

O fio de trabalho, o fio que sai da bola, deve fluir sobre o dedo indicador, entre o dedo indicador e o médio e a palma da mão, e depois para as costas novamente entre o dedo anular e o dedo mínimo.

Isso parece estranho no início, mas ajudará você a tensionar o fio conforme você faz os pontos e precisa de mais fio da bola.

Segure sua agulha de crochê com a mão direita usando um cabo de lápis, cabo de faca ou o que for mais confortável para você.

Para começar, mantenha a agulha de crochê voltada para cima. Você irá girá-lo enquanto faz os pontos de corrente, então segure o gancho com força o suficiente para manter o controle, mas solte o suficiente para mover-se facilmente.

2. Fio sobre o gancho

Passe o fio de trabalho sobre a agulha de trás para a frente. Use a mão esquerda para enrolar o fio na agulha de crochê por trás e depois por cima ou use a mão direita para manipular a agulha para fazer a mesma coisa.

Essa manobra é chamada de “gancho redondo de fio” ou “fio acabado”.

3. Desenhar através de um loop

Gire a agulha de crochê cerca de um quarto de volta no sentido anti-horário enquanto faz a laçada para se preparar para prendê-la. Não há problema em girar mais se precisar, mas o objetivo é tornar cada movimento o mais preciso e fluido possível.

Puxe o gancho para baixo e através do loop atual no gancho.

Ao terminar de passar o fio, você provavelmente achará mais fácil terminar o ponto se retornar a agulha para sua posição original voltada para cima.

Puxe o fio pelo laço

4. Fazendo uma corrente

Você acabou de “acorrentar um”, fazendo um ponto de corrente.

Para fazer outro ponto corrente, passe o fio por cima da agulha e faça uma laçada. Repita quantas vezes forem necessárias.

Ao fazer o crochê, mova o polegar e o indicador para cima nos pontos da corrente recém-formados, ficando apenas um ou dois pontos de distância da laçada da agulha. Isso ajudará você a ter mais controle e melhor tensão ao fazer os pontos: nem muito apertado, nem muito solto.

Conforme trabalha, você encontrará um ritmo ao girar a agulha de crochê ao passar a linha e, em seguida, girá-la para trás ao passar por uma laçada. Ter um ritmo torna o processo mais fácil e rápido.

Continue adicionando pontos de corrente

  • Dicas de ponto de corrente

Contagem : Normalmente, o nó corrediço não é contado no número de pontos de corrente necessários em uma corrente de base do padrão.

Nem é o laço em seu gancho. Comece sua contagem com o primeiro ponto de corrente que você fizer e termine com a corrente antes da agulha.

Mantenha a tensão uniforme : Pratique. As mãos precisam de repetição para aprender novas habilidades. Eventualmente, seus pontos de corrente ficarão lisos, uniformes e não muito apertados.

Modifique conforme necessário : todo mundo faz o crochê de maneira um pouco diferente e há muitas maneiras possíveis de segurar o fio e posicionar a agulha. Estas instruções demonstram uma maneira de fazer isso.

Se essa forma não for confortável para você, sinta-se à vontade para modificar sua maneira de trabalhar de acordo com suas necessidades.

Não tenha medo de trocar os ganchos : Se você estiver  fazer crochê com algodão ou outro  fio não elástico, pode ser necessário fazer a corrente da base usando uma agulha de crochê um tamanho maior do que a que você planeja usar para fazer o crochê resto do projeto.

Se você achar que a corrente da base está muito apertada em proporção às primeiras fileiras de pontos que se seguem, considere começar de novo usando um gancho maior para a corrente.

Isso nem sempre é necessário com fibras resilientes como a lã. Faça uma pequena amostra para testar o que funcionará para o seu projeto.

Comece com um nó deslizante

Então foi isso gente mais um tutorial aqui na nossa página eu espero muito que vocês tenham gostado e aprendido a como fazer o ponto de corrente em crochê, obrigada pela leitura.

Assista também: Laço Temático Lindo demais – Passo a passo completo e GRÁTIS

Leia Também ↓↓: 

Traduzido e adaptado pela nossa equipe.

Fonte: https://www.thesprucecrafts.com